Perfil

Rosana Ferrari

rosana

Formada em Arquitetura pela Puc de Campinas e especializada em Urbanismo Moderno e Contemporâneo pela FAU/PUCC, Rosana Ferrari trilhou uma carreira de sucesso.  De perfil inquieto e movida pela curiosidade e vontade de semear obras perenes e sustentáveis, Rosana é a atual presidente do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) Aglomerado Urbano Jundiaí, foi integrante e presidente do Conselho de Gestão da Serra do Japi (tombada em 1983 pelo CONDEPHAAT), co-fundadora do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo, que desvincula, após uma luta de mais de 50 anos, o profissional arquiteto do Sistema CONFEA CREA) e, na presidência do IAB SP, organizou a 8º. e a 9ª. Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

Por 4 anos trabalhou na administração pública da cidade de Itatiba. Foi Coordenadora Técnica do Plano Diretor, do Projeto de Lei de Uso e Ocupação de Terrenos e da Lei de Parcelamento do Solo e representante da Coordenadoria de Planejamento.

Durante 2 biênios Rosana foi presidente do IAB SP. Nesses anos teve a oportunidade de organizar os concursos: CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo, cujo resultado culminou na publicação de um livro com os 6 projetos vencedores, além de todos projetos participantes, premiação de projeto de Reurbanização da Rua Frei Caneca, Concurso Nacional de Arquitetura para Novas Tipologias de Habitação de Interesse Social Sustentáveis.

De olho nas tendências e novidades, Rosana participa com frequência de palestras e cursos como Gerenciamento de obras, Acessibilidade em Edificações e Vias Públicas e Gerenciamento & Marketing de Projetos.

Em junho de 2015 organizou pelo IAB – AU Jundiaí o evento “Diálogos Urbanos” que discutiu o Plano Diretor do município No debate estiveram presentes autoridades relevantes desse segmento como, por exemplo, Laércio Leonardo de Araújo – Coordenador de Planejamento da Área Físico-Territorial do IPPUC/Curitiba e Rovena Negreiros – Diretora de Planejamento da Emplasa.

Em mais de 30 anos de atuação tem, em seu portfólio, obras importantes desde corporativas, residenciais, comerciais e na área da saúde, tendo destaque para a implantação do Projeto Casa da Criança, cuja franquia tem o apoio da Fundação Ayrton Sena, projeto de sede da Livraria Vozes em São Paulo e Lisboa, projeto de Loteamento em Itatiba SP com 337.216,88m², projetos de reforma em hospitais, restaurantes, lojas e Indústrias da região.

Rosana Ferrari

rosana

Rosana Ferrari utiliza os conceitos de arquitetura bioclimática como parte dos princípios que norteiam o desenvolvimento dos projetos a fim de criar harmonia no conjunto arquitetônico e qualidade do espaço construído garantindo assim, o conforto e bem estar do usuário.

A arquitetura é bioclimática, que pode ser entendida ou chamada também de arquitetura sustentável, é a que utiliza uma tecnologia baseada na aplicação correta de elementos arquitetônicos, no intuito de aproveitar o clima local, e assim dando ao ambiente construído um alto grau de conforto e ao mesmo tempo poupando energia.

Nada mais contemporâneo do que a aplicação desse conceito nas novas construções, não é mesmo?