São Paulo será sede de grandes eventos de arquitetura e urbanismo em 2016

Neste ano teremos alguns eventos de arquitetura e urbanismo importantes na cidade de São Paulo, alguns deles são a 11º Bienal de Arquitetura de São Paulo, a Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo e a exposição Latin America in Construction: Architecture 1955-1980.

bienal

 11º Bienal de Arquitetura de São Paulo

Esta marcada para ocorrer no mês de maio. O provável curador é Guilherme Wisnik, o mesmo do evento passado, responsável por expandir e ocupar fisicamente espaços na cidade de São Paulo para a mostra, utilizando a rede de espaços expositivos disponíveis na cidade como o SESC e Centro Cultural São Paulo. O departamento responsável pelo evento é o IAB (Instituto de arquitetos do Brasil).

 Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo

Com previsão para acontecer no segundo semestre de 2016 no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, conhecido como Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera, a cidade de São Paulo ira receber a 10º edição da Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo, é a primeira vez que o evento ocorrerá em território brasileiro.

A BIAU como é chamada, acontece a cada dois anos e reúne exposições, seminários e concurso de projetos, é realizada pelo Ministério de Formento do Governo da Espanha e pelo Conselho Superior de Arquitetos da Espanha. A coordenação do evento ficara a cargo do IAB (Instituto de arquitetos do Brasil) e da Prefeitura de São Paulo, a curadoria ficara a cargo dos arquitetos espanhóis Ângela García de Paredes e Ignacio García Pedrosa. A última edição ocorreu em Rosário (Argentina) em 2014.

 Latin America in Construction: Architecture 1955-1980

A maior exposição sobre arquitetura latino-americana organizada pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) chega a São Paulo no ano que vem, com diversas obras remetentes ao modernismo do continente com participação de projetos de diversos países e projetos brasileiros de arquitetos como Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi, entre outros.

Em 1955 o MoMA apresentou a exposição Latin American Architecture since 1945, apresentando a arquitetura moderna da América Latina. Em comemoração ao aniversário de 60 anos da exposição o museu retornou com a exposição Latin America in Construction: Architecture 1955-1980 que atualmente esta em exibição no MoMA de 29 de março a 19 de julho de 2015

Postagens Recentes