Por onde começar uma casa sustentável?

Tratamento biológico de esgoto, reuso do esgoto tratado, madeira plástica, telhado vede, tinta mineral natural,  aquecimento solar de água, energia eólica, aproveitamento de água de chuva, entre outros recursos oferecidos pela própria natureza.

Quero começar aqui uma série de textos sobre este tema tão pertinente dos dias de hoje.

É possível sim construir uma casa hoje respeitando o meio-ambiente, evitando o máximo de impacto ambiental. E é aqui que entra a bioarquitetura, que prezo tanto.

Já ouviu falar em madeira plástica? Pois é, a madeira plástica tem origem dos processos de reciclagem de diversos tipos de resíduos plásticos, normalmente agregados de carga orgânica que submetidos a processos industriais de alta tecnologia, são conformados em perfis cujo aspecto físico assemelha-se à madeira natural, trazendo consigo inúmeras vantagens, tais como:

Resistência à umidade;

Resistência mecânica;

Imunidade a pragas;

Resistência à intempérie;

Dispensa qualquer tipo de manutenção;

Não degrada;

Dispensa a pintura com vernizes e tintas.

madeira plástica

O uso da madeira plástica evita ainda, o desmatamento de matas nativas. É um dos mercados emergentes mais inovadores, um produto de alta tecnologia e alto valor agregado. Assim, o mercado de construção sustentável pode lançar mão de uma solução ambientalmente correta, tecnicamente eficaz e economicamente viável, uma vez que o baixo custo operacional e a não obsolescência faz com o investimento seja recuperado em poucos anos.

Gostou da dica? Então fique ligado aqui no Blog que em breve falaremos mais sobre o tema.

 

 

Postagens Recentes